sexta-feira, 8 de julho de 2011

FÁBRICA BRAÇO DE PRATA - "Hibernação"






Projecto "Hibernação"
(espaços do campismo durante o inverno)
Integrado na exposição "Resultado Final"
do workshop KMASTER da KAMERAPHOTO
Fábrica Braço de Prata em Julho de 2011












Hibernação 
é o estado letárgico em que muitos animais endotérmicos  passam o inverno, principalmente em regiões temperadas e árticas. 
Os animais mergulham num estado de sonolência e inatividade, em que as funções vitais do organismo são reduzidas ao absolutamente necessário para a sobrevivência. A respiração quase cessa, o número de batimentos cardíacos diminui, o metabolismo, ou seja, todo o conjunto de processos bioquímicos que ocorrem no organismo, restringe-se ao mínimo.
Para sobreviver durante a hibernação podem também ser adoptadas várias formas de ocultação, através do mimetismo, do encapsulamento e da interiorização. 
A estratégia de simulação da morte pela imobilidade perante os predadores, tão comum no mundo animal, tem muitas semelhanças com estes comportamentos defensivos perante condições ambientais extremas.
Mas a hibernação tem um significado muito mais vasto do que a mera resistência ao Inverno, podendo aplicar-se aos mais variados campos da acção humana; os políticos têm as suas travessias do deserto, os académicos fazem férias sabáticas, os desportistas param no defeso, os artistas têm os seus períodos de pousio e os lugares de veraneio resistem como podem durante a estação baixa.
Em qualquer caso o hiato existe para potenciar um novo Verão, seja ele qual fôr.

Sem comentários:

Enviar um comentário